Blog

Páscoa e Ressignificação – Quando o velho dá lugar ao novo

Revendo a nossa história de vida, muitas vezes nos deparamos com experiências tristes que nos fazem pensar: Como seria bom se tivéssemos uma borracha que apagasse os nossos erros do passado, as lembranças dolorosas, os traumas e também nossas culpas. Teríamos a oportunidade de começar vida nova com um novo sentido, uma nova oportunidade. Infelizmente…

Leia o artigo completo

Mulher Invisível – A invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher.

O tema da Redação do Enem de 2023 trouxe à luz uma realidade pouco discutida na sociedade, trata-se da invisibilidade do trabalho de cuidado exercido pelas mulheres no Brasil. Trabalho de cuidado é o conjunto de atividades físicas e emocionais, remuneradas ou não que garantem o bem-estar e a sustentação da vida, tais como: dar…

Leia o artigo completo

ACEITAÇÃO OU RESIGNAÇÃO – O que fazer quando o sofrimento é maior do que nós mesmos?

O ser humano não foi feito para sofrer, pelo menos de acordo com as nossas bases instintivas. Quando somos expostos a situações que envolvem dor, a tendência natural é reagir com inconformismo e indignação e o pensamento que prevalece dentro de nós é: Não quero isso pra mim. O fato de não aceitarmos um determinado…

Leia o artigo completo

RUMINAÇÃO MENTAL – A Depressão começa nos pensamentos distorcidos

O termo ruminar é normalmente utilizado para entender o processo de digestão de alguns animais como bois, camelos, girafas entre outros. O processo de ruminação consiste em mastigar, engolir e depois retornar com o alimento à boca para ser remastigado e finalmente digerido. Mas as ciências que se ocupam da saúde mental se apropriaram desse…

Leia o artigo completo

POR QUE A GUERRA? A interessante pergunta que Einstein fez à Freud

Enquanto você lê esse artigo, milhares de pessoas estão morrendo em decorrência de guerras ou sofrendo as suas consequências. Desde 2525 a.C, quando aconteceu o primeiro conflito militar de que se tem notícia, a humanidade não parou mais de guerrear por diferentes motivos como: desentendimentos religiosos, interesses políticos, econômicos, rivalidades étnicas, etc. Além de causar…

Leia o artigo completo

POSITIVIDADE TÓXICA – A negação do sofrimento pode ser prejudicial à Saúde mental.

Todos devemos encarar a vida com otimismo e ter uma postura positiva frente às adversidades. Não há dúvidas de que a motivação é uma alternativa melhor do que o pessimismo em qualquer situação. Mas existe uma ideia que tem se difundido muito nos últimos tempos, principalmente nas mídias sociais. Trata-se da Positividade Tóxica que é…

Leia o artigo completo

PROCURA-SE UMA CRIANÇA – Uma breve discussão sobre a erotização da infância.

Outubro é o mês em que as atenções se voltam para as crianças. Essa época tornou-se importante, também, para o comércio, pois marca o início das vendas de Natal. Em meio as dúvidas naturais sobre o que comprar, surge uma questão mais importante: Do que elas estão precisando efetivamente? Uma breve olhada nos perfis, disponíveis…

Leia o artigo completo

MINDFULNES NA FAMÍLIA E COM A FAMÍLIA.

São muitas as propostas de atividades baseadas em Mindfulness dirigidas aos vários membros de uma unidade familiar: Programas de Mindfulness para pais, Programas de Mindfulness para avós, Programas de Mindfulness para crianças ou adolescentes. Deve-se notar, no entanto, que há poucas ofertas de treinamento em mindfulness para a família como um todo. Vamos ver em…

Leia o artigo completo

NARCISISMO PARENTAL – A tênue fronteira entre cuidar e prender

O drama vivido pela atriz global Larissa Manoela, amplamente explorado na mídia no último mês, é o ponto de partida para discutir um problema muito comum que ocorre nas famílias. Trata-se da relação de possessão que alguns pais querem exercer sobre os filhos. É natural que alguns pais tenham dificuldade em transferir responsabilidades e, até…

Leia o artigo completo

A CAPACIDADE NEGATIVA

Tenho um amigo que é arqueólogo há anos e trabalha nas escavações da antiga cidade de Pompeia, na Itália. Ele me disse um dia, que o maior perigo para as descobertas antigas não é apenas o tempo ou a lava misturada com terra de pedra que destruiu a cidade há milhares de anos. O maior…

Leia o artigo completo

PAI MISÓGINO OU PAI FILÓGINO – O que você quer ser quando crescer?

Estamos em agosto, mês em que se comemora o dia dos pais, data propícia para refletir sobre a importância da paternidade na construção da família. Gostaria de fazer isso à luz do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado recentemente e, de acordo com os dados, houve uma média de 205 estupros por dia no Brasil…

Leia o artigo completo

FELICIDADE LÍQUIDA OU FELICIDADE SUSTENTÁVEL – Como as Redes Sociais afetam nossos projetos?

Não basta passar as férias num lugar maravilhoso se ninguém souber que você esteve lá. Essa é a lógica que faz com que as pessoas se exponham cada vez mais nas redes sociais. Mas a felicidade só é completa quando a quantidade de likes recebidos alcança a meta esperada pelo ego. Parece que desistimos de…

Leia o artigo completo

OS PERIGOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL – Até aonde a tecnologia pode evoluir sem ferir nossa liberdade?

Em 1940, em plena segunda guerra mundial, o matemático britânico Alan Turing construiu uma máquina eletromecânica, que decifrou os códigos dos navios de guerra da Alemanha. Essa invenção não só ajudou os aliados a derrotarem os nazistas, como também criou as bases teóricas da computação que permitiram o surgimento da Inteligência Artificial “A.I”. Em novembro…

Leia o artigo completo

Ataque às escolas no Brasil – A tecnologia une iguais, para o bem ou para o mal

É difícil colocar-se no lugar da professora de 71 anos, morta por um adolescente numa escola de São Paulo. É difícil também imaginar-se no lugar dos pais que perderam seus filhos na creche de Blumenau em Santa Catarina. Mas é fácil reduzir esses acontecimentos a simples falhas de segurança nas escolas. Fala-se em aumentar o…

Leia o artigo completo

PÁSCOA E FELICIDADE! – Você pode se transformar numa pessoa melhor!

Você é feliz? Se o motivo da sua felicidade está baseado no seu poder de compra, saiba que isso não é felicidade e sim conforto material. Os bens materiais perdem o efeito com o decorrer do tempo e têm que ser renovados constantemente gerando uma necessidade compulsiva de adquirir mais para tentar manter o nível…

Leia o artigo completo

Fale conosco!

Entre em contato com a Minfulness e Vida, estaremos de braços abertos para lhe ajudar com qualquer dúvida e te guiar pelo caminho da atenção plena.

(11) 2421-6620 | (11) 97105-8436 contato@mindfulnessevida.com.br





Quer receber conteúdos exclusivos, dicas e ficar por dentro dos nossos eventos e atividades?