Mindfulness em Guarulhos
FacebookYouTubeInstagramButton Social Network

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​contato@mindfulnessevida.com.br (11) 2421-6620  (11) 97105-8436

O que é Mindfulness?

Mindfulness é um tipo de Meditação inspirada nas tradições budistas. Essa palavra da língua inglesa não encontra correspondente na nossa língua, mas pode ser traduzida como atenção plena. Para entendermos o que é Atenção plena temos que partir da ideia que existe outro tipo de atenção que não seja plena. Claro que existe, fazemos mil coisas ao mesmo tempo e na maioria das vezes, não prestamos atenção em nada. Quando não estamos focados conscientemente em alguma atividade, atuamos no modo padrão que corresponde ao “piloto automático”. Estar no piloto automático, nos permite realizar um monte de tarefas. Isso parece bom, mas o problema é que, com o passar do tempo, ficamos estressados e perdemos o sentido da vida. Isso não é nada bom, pois afeta a saúde gerando vários transtornos como depressão e ansiedade. 
Temos que considerar que a vida que vale realmente a pena ser vivida é a vida no estado consciente onde estamos totalmente atentos no que estamos fazendo, seja lá o que for. Nós não somos robôs programados para realizar multitarefas. Temos que ser produtivos, é verdade, mas temos que também recuperar a alegria de viver plenamente. Muitos cientistas se dedicaram durante anos em pesquisas sérias demonstrando que, através de práticas regulares de meditação, podemos diminuir a ansiedade, stress, depressão, cansaço e irritabilidade. As pesquisas também comprovam que meditadores regulares são mais felizes, mais contentes e muito menos propensos a sofrerem de distúrbios psicológicos. 
As práticas nos ajudam a cultivar sentimentos de compaixão, autocompaixão e bondade amorosa. Esses sentimentos estão esquecidos nesta sociedade que incentiva apenas o consumo, a competição e a individualidade. Ter solidariedade e desejar o bem estar de todos é construir uma paz genuína, além de servir de contraponto ao egoísmo que só nos leva a violência. Mindfulness não tem nenhuma ligação com religião, mas se pensarmos bem, veremos que o estado mindful, que é estar alerta e conectado com o momento presente, nos permite acessar a essência dos valores humanos como empatia, compaixão e autocompaixão que é também a proposta da maioria das religiões.
Viver o momento presente, com atenção plena é utilizar a lente que nos permite curtir a beleza da vida nos seus detalhes sutis, percebendo a riqueza que Deus nos deu e que, na maioria das vezes, passa despercebido. 
Romildo R.Almeida - Psicólogo clínico

​​​​​​​

A vida se renova a toda instante e nem percebemos.

Vídeos sobre Mindfulness