Por que praticar mindfulness com as crianças?

Você já percebeu como tem sido difícil para as crianças se manterem concentradas em tarefas simples do dia a dia? Até uma brincadeira é deixada de lado em poucos instantes, imagine manter o foco numa atividade escolar. Esse tem sido um verdadeiro desafio para familiares e educadores.
As crianças não escapam das consequências da agitação da vida moderna, neste mundo tão sobrecarregado de estímulos, onde elas não possuem filtros para gerenciar tudo isso. Principalmente com o advento da tecnologia digital, vemos até bebês brincando em celulares, horas na frente da tela da TV, do tablet ou computador. Esse uso precoce e demasiado de aparelhos tecnológicos é um fenômeno atual e se transformou na mais nova maneira de entretenimento a que os pequenos estão sujeitos, verdadeiras “babás virtuais”.
Nesta fase de pandemia, que estamos vivendo, onde as crianças estão sendo obrigadas a ficarem mais tempo em frente às telas por conta de aulas online, a tendência é esse problema se agravar ainda mais. É tanto estímulo interessante, colorido e divertido ao mesmo tempo, que a criança não sabe para onde direcionar a sua atenção, sua mente fica dividida e isso faz com que se perca a capacidade de concentração, de sentir o próprio corpo, perceber seus sentimentos, captar o que acontece à sua volta e focar em tarefas simples.
Mindfulness ou atenção plena é a consciência do momento presente, de maneira intencional e sem julgamento. Suas práticas podem treinar a nossa mente a focar na atividade que está sendo realizada.
Para as crianças, a prática de atenção plena deve ser curta, simples e totalmente lúdica para ser atraente e divertido. Podemos também adaptar atividades do dia a dia infantil com a intenção de trazer a atenção plena ao que está sendo realizado naquele momento, por exemplo, na hora do lanchinho é possível estimular que percebam os aromas, as texturas, as cores e que saboreiem cada mordida no alimento com curiosidade.
Contudo é preciso ter cuidado para as crianças não associarem a prática à punição ou transformá-la em mais uma obrigação. As práticas devem ser prazerosas, se não foge totalmente do objetivo pretendido.
Somos todos responsáveis pela saúde mental de nossas crianças e devemos dar a elas a oportunidade de um desenvolvimento pleno e feliz.

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Teresa Cristina Nogueira de Almeida

Teresa Cristina Nogueira de Almeida é pedagoga formada pela Universidade de Guarulhos. Instrutora de mindfulness para crianças e adolescentes formada pela MindKids de São Paulo. Cofundadora da Mindfulness e Vida de Guarulhos onde contribui com a realização de cursos e palestras.