MINDFULNES NA FAMÍLIA E COM A FAMÍLIA.

São muitas as propostas de atividades baseadas em Mindfulness dirigidas aos vários membros de uma unidade familiar: Programas de Mindfulness para pais, Programas de Mindfulness para avós, Programas de Mindfulness para crianças ou adolescentes. Deve-se notar, no entanto, que há poucas ofertas de treinamento em mindfulness para a família como um todo.

Vamos ver em detalhes como as práticas de atenção plena podem beneficiar qualquer núcleo familiar.

Cultivar uma atitude de Mindfulness, estar presente no presente sem julgamentos, traz muitos benefícios a nível individual; isso é confirmado por muitos estudos nas áreas de biologia, medicina, neurociência, psiquiatria e psicologia. As práticas de mindfulness melhoram o estado de atenção, o conhecimento e a gestão das nossas emoções e consequentes ações e melhoram a visão global: em suma, tornam-nos mais conscientes do nosso ser no sentido individual e também do coletivo. Se cada pessoa de um núcleo familiar for mais consciente do seu ser e do seu estar em relação, claro que, por consequência, toda relação-conexão familiar será beneficiada. O bem-estar e a harmonia familiar são em grande parte determinados pela qualidade das relações entre os atores envolvidos. Pense em um carro que corre com os quatro pneus calibrados com a mesma pressão e pense, como seria, a corrida do mesmo carro com os quatro pneus calibrados com uma pressão diferente. Pior ainda se uma roda estiver furada, neste caso, o bom senso pede para parar e reparar a roda danificada. Cultivar uma atitude Mindfulness envolve uma maior consciência de sermos família; um conjunto de personalidades distintas com singularidades próprias que partilham valores, espaços e tempos. Uma família que cultiva uma atitude de Mindfulness notará isso sobretudo a nível comunicativo; a comunicação será mais empática, sincera e assertiva.

Algumas propostas práticas para fazer crescer e cultivar as competências de Mindfulness em família e na familia. Por exemplo, a prática da respiração consciente: cada membro da família aprende uma prática respiratória relacionada à sua idade e depois, durante a semana, pratica uma técnica de respiração consciente todos juntos em família. Uma prática informal, que ajuda muito a cultivar uma atitude de Mindfulness na família, é planejar o número de refeições que farão juntos durante a semana. Quando todos comem juntos, é importante desligar a televisão, o rádio e os celulares para desfrutarem de todas as nuances de estarem juntos a comer à mesma mesa.

As técnicas e ferramentas são inúmeras; é importante entender que ser família é um grande presente que a vida nos dá e seria realmente triste não saber disso.

Lucio Francesco Saggioro, traduzido do italiano por: Romildo R.Almeida

Powered by Rock Convert

Lucio Francesco Saggioro

Monge missionário itinerante de espiritualidade Franciscana, italiano de nascimento e residente na Espanha em Hondarribia. Concluiu dotorado em Teología e Comunicação na universidade Lateranense de Roma. Muito sensível a temas sobre, educação, espiritualidade, sobretudo pelo mundo interior do ser humano. É também pós graduado em Mindfulness e cuidado integral da pessoa pela Universidade de Zaragoza, Espanha.​​​​​​​