MINDFULNESS E CORONAVÍRUS
Faz um mês que estou em quarentena e como instrutor de Mindfulness desejo compartilhar com vocês a minha experiência praticando atenção plena. Um dos benefícios de cultivar a atenção plena é a capacidade de aceitar o presente. Estar atento, estar mais consciente do presente sem julgamento, nos leva a uma aceitação melhor dos acontecimentos, nos ajuda a viver mais intensamente o momento sem ser dominado por eles e com a percepção de ser o protagonista das nossas escolhas. Não dominado pelos fatos, mas donos da situação.
A prática dos exercícios de atenção plena nesse período de crise mundial que nos obrigam a uma mudança radical do nosso modo de vida, pode nos ajudar em vários aspectos de nossa existência, como:
– Nos ajuda a manter a calma, a sermos realistas, não superficiais, nem neuróticos. Tudo passará.
– Nos ajuda a não criticar tudo e todos, não é fácil administrar uma situação tão complexa.
– Nos ajuda a ser mais responsáveis no relacionamento com outras pessoas, por isso é correto manter atenção plena quando alguém nos pede algo.
– Nos ajuda a redescobrir as nossas relações mais próximas, é um momento de reflexão e elaboração de situações pendentes que não foram resolvidas, para perdoar e fazer unidade. Graças às novas tecnologias podemos falar com amigos e parentes distantes e que há muito tempo não temos contato.
– Nos ajuda a ter mais tempo para nós mesmos, cuidar do nosso interior, fazer uma análise profunda da nossa vida e perceber aquilo que é essencial.
– Nos ajuda a fazer coisas que sempre queríamos ter feito e que por falta de tempo sempre postergamos.
– Nos ajuda a questionar sobre o sentido da nossa vida e do nosso corre-corre.
Os momentos de crise com esses instrumentos se tornam ocasiões de autêntico crescimento. Momentos para nos tornarmos mais humanos!
Um último conselho, ou melhor dois: primeiro, pratiquem as técnicas de mindfulness mais vezes ao dia com constância, muitos de vocês têm tempo para isso; segundo, evite excesso de informações, de 30 a 45 min por dia é o suficiente para se colocar a par das situações. A prática de mindfulness em tempos de crise pode mudar nossa perspectiva sobre a situação.